Causas

Políticas: 

Absolutismo - governo despótico dos Borbouns. Desde 1614 os Estados Gerais não eram convocados. Os reis podiam fazer o que quisessem. Lettres de cachet - o rei condenava pessoas à Bastilha, sem julgamento . "essas cartas , emanadas do escritório de um vizir , podem jogar um homem, durante anos no fundo de uma masmorra " ( Rouanet, Sérgio Paulo ; O Espectador Noturno ; Companhia das Letras 1989, p. 17) ;

caráter ilógico e caótico do governo. O crescimento do Estado levou à superposição de funções e numerosos funcionários recebiam sem nada fazer. Ineficiência, desperdício e suborno eram qualidades dominantes do sistema. Quase todas as províncias da França tinham o seu código especial, baseado nos costumes locais gerando total falta de uniformidade legal.
   

guerras desastrosas a que a França se lançou no século XVIII. Guerra de Sucessão Austríaca (1740-1748) ; Guerra dos Sete Anos ( 1756-63) no reinado de Luís XV contra Inglaterra e Prússia. A derrota significou a perda de quase todas as possessões coloniais. Guerra da Independência dos EUA (1778) Luís XVI embora vencedor , arruinou o governo com o custeio das frotas e dos exércitos durante mais de 3 anos.  
Econômicas 

ascensão da classe média a posição de extraordinário poder e prestígio. Fora a terra, quase toda a riqueza produtiva estava em suas mãos, mas os privilégios políticos continuavam negados e eram olhados como inferiores pela nobreza ociosa e frívola. 

Iníquo sistema tributário que isentava o clero e a nobreza dos impostos diretos que eram os mais pesados, que incidiam sobre a movimentação de mercadorias entre províncias, pedágios para entrar em Paris; impostos sobre produtos como o tabaco e o sal. A "gabelle" ou imposto sobre o sal era cobrado não sobre o consumo efetivo do produto, mas sobre um suposto uso, forçando cada família a comprar uma certa quantidade de sal tributado. 

Ao invés de nomear coletores oficiais, o rei usava o antigo sistema romano de arrendar a arrecadação a corporações particulares e a indivíduos, permitindo que retirassem como lucro o que fosse cobrado a mais. Os impostos eram cedidos a uma empresa particular por períodos de 6 anos, a Férme Génerale, que se conseguisse receber mais do que o governo determinava, ficava com o lucro e se recebesse menos, arcava com o prejuízo. Era portanto um sistema iníquo e opressivo. 

sobrevivência dos restos do feudalismo na França. Apesar dos servos serem apenas 10% da população camponesa, mesmo os camponeses livres estavam sujeitos a obrigações que vinham da época feudal. A corvéia transformou-se em uma obrigação devida ao governo. O lavrador durante várias semanas devia dedicar-se à reparação das estradas reais. Em alguns pontos da França era proibida a capina ou ceifa na época de procriação para não molestar os ninhos das perdizes, enquanto os campos podiam ser pisoteados pelos cavalos dos nobres caçadores.